top of page
Buscar

SUAUDI apresenta cases de sucesso na 52ª. RTC do CONACI

  • Foto do escritor: audim pbh
    audim pbh
  • 6 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

No dia 05 de dezembro foi realizado em Florianópolis o Ciclo de Palestras da 52ª RTC do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI). O evento reuniu autoridades, especialistas e profissionais da área de controle interno de todo o país para um dia de debates, troca de experiências e busca por soluções inovadoras para aprimorar a gestão pública. A programação contemplou palestras, painéis e grupos de trabalho que abordaram temas relevantes como estruturação das linhas de defesa na perspectiva do Controle Interno, Inteligência Artificial em Auditoria Pública, Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), Lei Anticorrupção (LAC) e IA-CM. 


A CTGM/BH foi muito bem representada com a apresentação de dois cases de sucesso. A Controladora Geral Adjunta e Subcontroladora de Transparência e Prevenção da Corrupção, Cláudia Fusco, apresentou a ferramenta de Due Diligence e seus resultados e a Auditora de Controle Interno, Angie Neves França, discorreu sobre o novo Índice de Qualidade dos Benefícios Qualitativos.


Esse índice representa uma abordagem que busca ir além dos resultados financeiros, propondo uma nova perspectiva para avaliar o impacto qualitativo das ações de controle e sua evolução ao longo do tempo, o que propiciará melhorias contínuas tanto no Plano Anual de Auditorias quanto nos escopos dos trabalhos. 


A metodologia apresentada foi um convite à reflexão sobre o papel do controle interno como agente de transformação e agregador de valor para a gestão pública e seus conceitos atraíram interesse de outros agentes que enxergaram possibilidades de aplicação e disseminação em suas controladorias. Fernanda Pieri da Diretoria de Integridade e Compliance da CGE/SC solicitou uma reunião de aprofundamento sobre a metodologia de medição dos benefícios e Ronald Balbe, Secretário Federal de Controle da CGU, solicitou o envio do material da apresentação. 


Segundo a auditora Angie Neves França, que palestrou no evento: “Os ciclos de palestras fomentados pelo CONACI são, de fato, uma oportunidade para estabelecer redes de colaboração e parcerias entre os participantes, promovendo o intercâmbio de boas práticas e possibilidades de modernização. “


A oportunidade de conhecer as diferentes realidades do controle interno no país e de compartilhar as melhores práticas contribuiu para o enriquecimento do debate e para a construção de soluções mais eficazes para o setor e a CTGM/BH está, sem dúvida, na dianteira do desenvolvimento de inovações e aperfeiçoamentos.


 
 
 

Comentarios


audim bh

Av. do Contorno, 2.905, sala 406,

Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

bottom of page