top of page
Buscar

Reunião de validação externa do IA-CM confirma maturidade dos processos da SUAUDI

  • Foto do escritor: audim pbh
    audim pbh
  • 29 de jun. de 2023
  • 2 min de leitura

No dia 28/06/2023, a Subcontroladoria de Auditoria (SUAUDI) teve uma importante reunião de admissibilidade para pleitear a validação externa do nível 2 do IA-CM (Internal Audit Capability Model). A entrevista, realizada como parte do processo de autoavaliação com validação externa pelo CONACI (Conselho Nacional de Controle Interno), contou com a presença da Subcontroladora de Auditoria Cristiana Lemos, os auditores Renato Silva e Fernanda Andrade da SUAUDI, além dos validadores externos Rodolfo Serrano, da Controladoria Geral do Estado da Paraíba (CGE-PB), e Frederico Luz, da Controladoria Geral do Estado de Santa Catarina (CGE-SC), esses dois últimos representantes do CONACI.


O encontro teve como objetivo repassar os pontos mais críticos do nível 2 do IA-CM, a fim de verificar a maturidade dos processos da SUAUDI para o processo de validação externa. A reunião foi extremamente produtiva e os participantes demonstraram grande satisfação com os resultados obtidos. Como resultado, a validação externa foi confirmada, e o processo está agendado para o mês de agosto de 2023.


A presença da Subcontroladora de Auditoria Cristiana Lemos, juntamente com os auditores Renato Silva e Fernanda Andrade, evidencia o comprometimento da SUAUDI com o aprimoramento de suas práticas e processos. Além disso, a participação dos experientes validadores externos, Rodolfo Serrano e Frederico Luz, destaca a importância dessa validação externa para garantir a qualidade e a conformidade dos processos da SUAUDI.


O Modelo de Capacidade de Auditoria Interna (IA-CM) para o setor público (Internal Audit Capability Model for the Public Sector), desenvolvido em 2009 pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) com apoio do Banco Mundial, atualizado posteriormente em 2017, é um framework internacionalmente reconhecido que identifica os fundamentos necessários para uma auditoria interna efetiva, de modo a atender às necessidades da administração da organização e às expectativas profissionais da função. É um modelo universal baseado em práticas líderes que podem ser aplicadas globalmente. O IA-CM se presta a ser uma ferramenta estratégica, uma estrutura para autoavaliação e avaliações externas e um roteiro para melhoria e desenvolvimento ordenados.

A validação externa do IA-CM é mais um passo importante para consolidar a SUAUDI como uma referência em boas práticas de Auditoria Interna, contribuindo para o aprimoramento da gestão pública e para a entrega de serviços de qualidade à sociedade. O trabalho árduo e dedicado de toda a equipe da SUAUDI está sendo reconhecido, e esses resultados positivos são motivo de orgulho para todos os envolvidos.


A conquista da validação externa do nível 2 do IA-CM poderá ser mais um marco para a SUAUDI, refletindo o empenho contínuo da sua equipe em aprimorar seus processos, reforçando seu compromisso com a excelência e a eficiência no desempenho da auditoria interna da Prefeitura de Belo Horizonte, no fortalecimento dos controles internos e no fomento ao aperfeiçoamento da gestão pública.

 
 
 

Comments


audim bh

Av. do Contorno, 2.905, sala 406,

Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

bottom of page