top of page
Buscar

Desenvolvimento dos painéis de acompanhamento das Avaliações de Desempenho (AD)

  • Foto do escritor: audim pbh
    audim pbh
  • 15 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Um dos projetos homologados na Subcontroladoria de Auditoria em 2023, foi o desenvolvimento dos painéis de acompanhamento das Avaliações de Desempenho dos Servidores da PBH com o uso de Trilhas de Auditoria.


Este trabalho começou após uma apresentação da Gerente de Gestão do Desempenho (GGDES), Adriana Cantarino, sobre o mapeamento das competências específicas dos Auditores de Controle Interno, com o objetivo de desenvolver as competências necessárias para a estratégia da administração municipal. Na ocasião foi informado que os relatórios, do sistema que gerenciava as avaliações de desempenho, eram básicos e não atendia as necessidades da gerente, pois faltavam informações. Foi apresentado então, pelo diretor André Guimarães, um esboço de possíveis painéis de business intelligence - BI, gerando esperança na gerente, que fez recentemente o seguinte comentário: “Eu fiquei enlouquecida, era tudo que eu queria e o sistema não podia me atender: informações para tomada de decisão gerencial... estava empolgadíssima, mas ao mesmo tempo pensando ser impossível termos acesso a um BI com as informações da avaliação de desempenho.” 


Dessa forma, o trabalho conjunto entre a Gerência de Gestão do Desempenho (GGDES), Diretoria Especial de Inteligência de Dados (DINT) e Diretoria de Auditoria e Gestão da Informação (DAGI) tornou realidade algo que parecia bem distante, resultando em 6 trilhas específicas sobre avaliação de desempenho.


Visão do relatório da trilha Percentual de Avaliações de Desempenho Concluídas.
Visão do relatório da trilha Percentual de Avaliações de Desempenho Concluídas.

Sobre o resultado do trabalho a Adriana expressou que: “A construção das Trilhas foi uma das melhores e mais produtivas parcerias que nossa gerência teve aqui na PBH. O principal resultado que minha gerência tem a oferecer à PBH - o diagnóstico do grau de desenvolvimento das competências avaliadas - só se tornou possível pela construção das trilhas.”


O BI permite aos servidores da Gerência de Gestão do Desempenho – GGDES acompanhar, mensurar e tomar as medidas necessárias para tratar as situações que precisam de atuação da gerência.


Esse projeto contou com uma atuação destacada dos servidores Adriana Cantarino (SMPOG/SUGESP/DGEP/GGDES), Cristiano Moreira Lima (SMPOG/SUGESP/DGEP/GGDES), Fernanda de Lacerda Costa (CTGM/SUAUDI/DAGI) e Jamir Guimarães Fernandes (CTGM/SUAUDI/DINT), e que visa ser uma contribuição importante da CTGM para a Prefeitura de Belo Horizonte e para o fortalecimento do processo da PBH.

 
 
 

Comments


audim bh

Av. do Contorno, 2.905, sala 406,

Bairro Santa Efigênia

Belo Horizonte/MG

bottom of page